Como Escolher o SSD Certo: (PCI Express vs. SATA)

Dinpoup
By -
0
Como Escolher o SSD Certo: Entenda Padrões, Velocidades e Geração (PCI Express vs. SATA)

Os SSDs têm uma ampla gama de opções. Há simplesmente uma visão de que existem muitos tipos de produtos, mas o que é mais importante do que isso é a **faixa de velocidade**. Há uma diferença de mais de 20 vezes, com produtos baixos na faixa de 500 MB/s e produtos altos acima de 10 GB/s. Além disso, existem produtos como 3 GB/s e 5 GB/s para preencher a lacuna, e é problemático que todos eles sejam vendidos em uso ativo.

Isso se deve à mudança geracional gradual dos padrões. Neste artigo, veremos as circunstâncias relacionadas à velocidade do SSD, bem como a velocidade real e os pontos para escolher um produto.

Os SSDs estão sendo lançados um após o outro que suportam novos padrões, e é natural que sejam mais rápidos que os produtos convencionais. No entanto, no passado, quando surgia uma nova norma, os produtos que correspondiam a normas ultrapassadas eram descontinuados e naturalmente desapareciam do mercado. No entanto, a situação mudou um pouco agora, e existem produtos que suportam **PCI Express 5.0**, **PCI Express 4.0**, **PCI Express 3.0** e **SATA (Serial ATA)** nas prateleiras.

Neste artigo, vamos resolver a situação de velocidade dos SSDs e verificar os pontos de seleção do produto por meio de testes de velocidade.

Sumário (TOC)

Organize a relação entre os padrões SSD e a velocidade

O limite superior de velocidade é determinado pelo padrão

Em março de 2025, existem quatro padrões compatíveis para SSDs atualmente à venda: **PCI Express 5.0**, **PCI Express 4.0**, **PCI Express 3.0** e **SATA**. A velocidade máxima de cada padrão é mostrada na tabela abaixo. O slot **M.2** basicamente suporta PCI Express x4, mas alguns slots são projetados para serem até x2, portanto, tome cuidado.

Faixa de ônibus Taxa máxima de transferência de dados
PCI Express 5.0 x4 Aprox. 15,75 GB/s
PCI Express 4.0 x4 Aprox. 7,88 GB/s
PCI Express 3.0 x4 Aprox. 3,94 GB/s
SATA (ATA serial) 6 Gbps 600 MB/s

Como o SATA parou de acelerar a 6 Gbps (600 MB/s), os SSDs depois disso passaram para o suporte **PCI Express**. Como o terminal M.2 suporta apenas até PCI Express x4, a velocidade máxima é assim.

Como as velocidades de leitura e gravação do SSD não podem exceder a velocidade máxima do padrão, a **velocidade máxima do SSD será inevitavelmente limitada pelo padrão**. Você também escolherá um SSD de acordo com o padrão do slot M.2 da placa-mãe que está usando.

Leia Também: As melhores marcas de SSD internas e externas

Cuidado com "não ser capaz de demonstrar desempenho"

É um pouco estranho que o PCI Express esteja em uso ativo há três gerações. Tradicionalmente, quando um padrão era atualizado, o antigo desaparecia do mercado após um período de transição. Na verdade, tanto o PCI Express 1.1 quanto o 2.0 foram descontinuados após o advento de seus sucessores.

O fato de várias gerações permanecerem em serviço ativo pode ser a fonte de problemas que **"podem ser usados, mas não demonstrados"**. O PCI Express permanece compatível com todas as versões, portanto, os SSDs compatíveis com PCI Express 3.0 são instalados no slot M.2 compatível com PCI Express 5.0. Por outro lado, é possível instalar um SSD compatível com PCI Express 5.0 em um slot M.2 compatível com PCI Express 3.0. Nesse caso, a velocidade máxima do SSD é limitada ao equivalente ao PCI Express 3.0 neste último. **Seria um desperdício se você comprasse um SSD de alta velocidade e ele não tivesse um bom desempenho.**

Além disso, para usar o slot M.2 que suporta PCI Express 5.0 na série Core de 14ª geração da Intel, as 16 pistas do PCI Express para placas gráficas devem ser divididas em 8 pistas ×2, o que pode afetar o desempenho da placa gráfica.


Qual é a diferença de velocidade entre as gerações?

Testado em SSDs por padrão

Agora, vamos realmente executá-lo e ver quanta diferença de velocidade existe entre as gerações. Estão disponíveis SSDs compatíveis com **PCI Express 5.0**, **PCI Express 4.0**, **PCI Express 3.0** e **SATA**. Outros ambientes de teste incluem: O SSD M.2 foi conectado ao slot M.2 compatível com PCI Express 5.0 da placa-mãe e o SSD SATA foi conectado à porta SATA.

Componente Detalhes
CPU Intel Core i5-13500
Memória GIGABYTE ARS32G60D5R (DDR5-6000 16GB×2)
Placa-mãe GIGABYTE Z790 AERO G
SSD (para SO) CORSAIR Force MP510 960GB
Unidade de fonte de alimentação Thermaltake TOUGHPOWER GRAND RGB 650W
SO Windows 11 Home 64 bits

Testado com 4 SSDs diferentes

  • **SSD MP700 PCIe Gen5 x4 NVMe M.2 de 1 TB (CORSAIR):** Conexão **PCI Express 5.0 x4**. Velocidade máxima de leitura de 9,5 GB/s.
  • **SSD MP600 PRO NH PCIe Gen4 x4 NVMe M.2 de 1 TB (CORSÁRIO):** Conexão **PCI Express 4.0 x4**. Velocidade de leitura de 7 GB/s.
  • **SSD NVMe PCIe M.2 da série Force MP510 de 480 GB (CORSAIR):** Conexão **PCI Express 3.0 x4**. Velocidade máxima de carregamento de 3,48 GB/s.
  • **AI238 SSD SATA de 2,5" (Agile Gear International):** Conexão **SATA de 6 Gbps**. Velocidade máxima de leitura de 550 MB/s.
Testado com 4 SSDs diferentes
As principais especificações de cada SSD são as seguintes: Dependendo da interface correspondente, você pode ver que as velocidades de leitura e gravação nas especificações também são muito diferentes.


Nome do produto MP700 MP600 MP510 AI238
Interface PCI Express 5.0 x4 PCI Express 4.0 x4 PCI Express 3.0 x4 ATA serial de 6 Gbps
Velocidade máxima de carregamento 9,5 GB/s 7 GB/s 3,48 GB/s 550 MB/s
Velocidade máxima de gravação 8,5 GB/s 5,7 GB/s 2 GB/s 510 MB/s

Verifique a diferença de velocidade com o teste

CrystalDiskMark 8.0.5

O "CrystalDiskMark" é um software de referência que pode medir a velocidade de leitura e gravação do armazenamento. O teste mostra a velocidade máxima de cada SSD. A velocidade máxima de carregamento do MP700 é cerca de **17,5 vezes maior** que a do AI238.

PCMark 10 (Full System Drive Benchmark)

O "PCMark 10" assume cenários reais de uso, como iniciar e usar aplicativos. Embora tenha a mesma classificação do CrystalDiskMark, ele tem uma velocidade geral mais baixa, e **a diferença de velocidade entre o MP700 e o AI238 é relativamente pequena** nestes cenários.

3DMark (Storage Benchmark)

O "Storage Benchmark" do "3DMark" mede o desempenho de armazenamento do processamento relacionado a jogos, como o teste "Load BattleField V". **O MP700 é 4 a 5 vezes mais rápido que o AI238 aqui**, indicando menor latência em jogos reais.

Ainda assim, no teste Load BattleField V, todos os SSDs PCI Express registraram números que excederam a velocidade máxima de transferência SATA.

Tempo de inicialização do Windows 11

O tempo de inicialização do Windows 11 também está ficando mais curto, dependendo da velocidade de leitura e gravação do SSD. A diferença é de cerca de **7 segundos entre o MP700 mais rápido e o AI238 da SATA**. Em termos de porcentagem, é inferior a 20%, **o que não é uma grande diferença, mas não é ridículo pensar que você tem que esperar mais 7 segundos toda vez que liga o computador.**

Pense em como escolher um SSD

O equilíbrio com o custo também é um fator importante

Depois de analisá-lo até agora, os resultados foram lógicos de que SSDs rápidos que suportam PCI Express 5.0 são mais rápidos. No entanto, ao escolher um produto SSD, você considerará não apenas a velocidade, mas também o **preço**.

Para usar um SSD compatível com PCI Express 5.0, você naturalmente precisa de uma placa-mãe com um slot M.2 que suporte PCI Express 5.0. Os produtos que atendem a essas condições são principalmente modelos de médio ~ alto padrão, e é difícil optar por usar apenas SSDs de última geração com baixo orçamento.

Cada um tem suas próprias razões para escolher

  • **SSDs compatíveis com PCI Express 5.0:** Atraentes por sua **velocidade esmagadora**. Se você quer desempenho sem se preocupar com preço, este é o caminho a seguir.
  • **SSDs com suporte a PCI Express 4.0:** Têm um **bom equilíbrio**. O desempenho é alto e o preço é razoável, facilitando a compra. Não exige dividir as pistas PCI Express para placas gráficas na plataforma de geração atual.
  • **Os SSDs compatíveis com PCI Express 3.0:** Uma boa escolha quando você deseja manter seu **orçamento baixo**. É mais barato do que os SSDs compatíveis com PCI Express 4.0, e o aumento de velocidade é maior quando comparado aos SSDs compatíveis com SATA.
  • **Os SSDs compatíveis com SATA:** Entram em jogo como o **terceiro e quarto SSDs**. Se você pode usar um SSD compatível com PCI Express, não há razão para escolher um ativamente. No entanto, se você quiser adicionar mais armazenamento e os slots M.2 estiverem ocupados, um SSD compatível com SATA é uma opção.

Escolha um SSD por padrão primeiro

Hoje em dia, ao escolher um SSD, a primeira coisa a fazer é começar com o **padrão da placa-mãe**. Mesmo as placas-mãe de última geração não têm necessariamente slots M.2 que suportam PCI Express 5.0, e se houver vários slots M.2, o segundo e terceiro slots podem suportar até PCI Express 3.0.

Ao fazer sua pesquisa corretamente, você pode evitar problemas que o impeçam de obter o melhor do SSD que comprou. Se você estiver montando um novo PC, poderá escolher o SSD que deseja usar antes de escolher uma placa-mãe.

O grande número de padrões em serviço significa mais opções de produtos. Consulte este artigo para encontrar o SSD certo para você.

Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

escreva aqui o seu comentário

Enviar um comentário (0)