O apelo do seu próprio PC é que você pode fazer um PC com qualquer configuração que desejar. Se você deseja usar uma placa gráfica de alto desempenho para jogos ou uma CPU com um grande número de núcleos para edição de vídeo, você pode escolher entre uma combinação flexível que não está disponível no mercado. No entanto, também é verdade que os obstáculos parecem altos por causa dessa liberdade. Portanto, desta vez apresentarei os pontos-chave da escolha de peças em 7 partes. O primeiro é a CPU e a placa-mãe.
A regra básica é escolher uma CPU como um conjunto com a placa-mãe. Isso ocorre porque diferentes modelos de placas-mãe têm diferentes CPUs que podem ser usadas, portanto, se você escolher uma primeiro, terá que combinar a outra com ela. Aqui estão algumas dicas para escolher um produto, incluindo como verificar quais combinações funcionam.
Sumário
Vamos começar com a CPU.
AMD e Intel
Existem dois fabricantes de CPUs para PCs homebrew.
No passado, havia muitos fabricantes que fabricavam CPUs para seus próprios PCs, mas agora eles são apenas AMD e Intel. No passado, alguns fabricantes fabricavam chipsets para placas-mãe, mas isso também quase acabou, e os chipsets para CPUs AMD são fabricados pela AMD e os chipsets para CPUs Intel são fabricados pela Intel.
As plataformas AMD e Intel não são compatíveis entre si, portanto, as CPUs AMD não podem ser executadas em placas-mãe Intel e vice-versa. No entanto, como ele usa um padrão de uso geral diferente da CPU, memória, SSD, placa gráfica, etc. podem ser usados em ambas as plataformas.
Especificações que têm um grande impacto no desempenho da CPU
A questão ao escolher uma CPU é onde julgar se o desempenho é bom ou ruim. As CPUs têm muitas especificações, mas seu impacto no desempenho varia. Aqui estão três indicadores fáceis de entender.
Número de núcleos e threads
O desempenho da CPU é fundamental para o número de instruções que ela pode processar simultaneamente.
A primeira coisa a observar é o número de núcleos e threads. Está escrito como "4 núcleos/8 threads", etc. Threads são o número de instruções que uma CPU pode processar de uma só vez, e os núcleos da CPU geralmente só podem processar um thread ao mesmo tempo. No entanto, tanto a AMD quanto a Intel têm tecnologia que processa dois threads com um núcleo, e as CPUs que suportam isso têm o dobro do número de núcleos. Caso contrário, o número de núcleos e threads será o mesmo.
A maioria dos softwares modernos oferece suporte a multi-threading e é seguro supor que quanto maior o número de threads, maior o desempenho. No entanto, em geral, se o número de threads for o mesmo, quanto maior o número de núcleos, maior será o desempenho. Isso significa que uma CPU de 4 núcleos/4 threads é mais rápida do que uma CPU de 2 núcleos/4 threads.
Relógio de operação
Representa o número de processos por hora
Em seguida é o relógio de operação. As instruções são processadas de acordo com o relógio, portanto, desempenhos mais altos são mais altos. No entanto, é difícil saber se o relógio de operação está funcionando como está, por isso é melhor tomá-lo como referência. Em particular, o clock máximo é o valor máximo alcançado quando as condições são adequadas, e é normal operar em um clock mais baixo sob carga pesada.
A CPU possui um recurso de overclock automático chamado função boost, que aumenta o clock operacional na medida em que o sistema o considera bom. Por outro lado, o relógio de operação pode ser reduzido porque a temperatura está muito alta e isso não significa que funcionará no relógio máximo quando a carga for aplicada. Também é afetado pela capacidade de resfriamento do cooler da CPU ou do gabinete do PC que você está usando.
Arquitetura
Designs diferentes têm significados diferentes, mesmo que sejam o mesmo número.
Finalmente, há "arquitetura". Significa o design básico, mas ao comparar CPUs para PCs desktop, pode-se dizer que é uma diferença dependendo do fabricante e da geração da CPU. As CPUs AMD e as CPUs Intel não podem comparar diretamente os números nas especificações. Isso significa que, mesmo que o clock máximo seja o mesmo em 4 GHz, nem sempre é a mesma velocidade.
Além disso, por exemplo, na série Ryzen da AMD, se a CPU tiver o mesmo número de núcleos, threads e clocks operacionais em comparação com a 3ª e 4ª gerações, a 4ª geração será mais rápida. Esses números só podem ser comparados corretamente quando o fabricante e a geração correspondem.
CPUs para laptops e PCs pequenos podem usar uma arquitetura diferente das CPUs de desktop. Nesse caso, mesmo que o tempo de liberação seja o mesmo, não pode ser comparado.
Gráficos integrados
Muitos modelos não o instalam
Se você não planeja usar uma placa gráfica, verifique se ela possui recursos gráficos integrados. Mesmo que a placa-mãe esteja equipada com um terminal de saída de vídeo, a tela não será exibida a menos que a CPU a suporte. As CPUs AMD basicamente não possuem recursos gráficos integrados e os modelos com um "G" no final do número do modelo são instalados. As CPUs Intel, por outro lado, basicamente possuem recursos gráficos integrados. Modelos de última geração com diferentes soquetes de CPU e modelos com um "F" no final do número do modelo são modelos sem funções gráficas integradas.
Uma placa gráfica é necessária para modelos sem ela, mas as CPUs Intel são vendidas um pouco mais baratas do que os modelos da mesma classe. Se você planeja usar uma placa gráfica desde o início, pode escolher um modelo sem ela.
Consulte também o grau da CPU
Você pode ver sua posição na série
Muitas pessoas podem não conseguir identificar o número do modelo da CPU. Para essas pessoas, os fabricantes de CPU criaram uma divisão de graus. Cada um é o seguinte, alinhado a partir do topo.
- AMD: Ryzen Threadripper, Ryzen 9, Ryzen 7, Ryzen 5, Ryzen 3, Athlon
- Intel: Core i9, Core i7, Core i5, Core i3, Pentium, Celeron
Em termos de posicionamento, Ryzen 5 e Core i5 serão os mais vendidos na classe média. Aqueles que desejam desempenho devem escolher um modelo superior, e aqueles que desejam manter o preço baixo devem escolher um modelo inferior. Ambos os fabricantes dividem os graus principalmente pelo número de núcleos/roscas e relógios de operação. No entanto, o número de núcleos/threads de cada grau pode mudar à medida que a geração muda, por isso é bom pensar nisso como uma posição dentro da mesma geração. CPUs do mesmo grau geralmente são definidas em uma faixa de preço semelhante, mesmo que a geração mude, portanto, deve ser útil ao considerar o orçamento geral.
Dicas para escolher uma placa-mãe
Existem três pontos importantes na hora de escolher uma placa-mãe. O tamanho da placa, chipset, tipo e número de terminais. A CPU é uma parte relacionada à velocidade de um PC, mas a placa-mãe determina a funcionalidade e escalabilidade do PC.
Tamanho do substrato
Embora existam padrões, cada produto é diferente, então escolha de acordo com o gabinete do PC
O tamanho da placa da placa-mãe é determinado pelo padrão e três tipos principais são usados: ATX, microATX e Mini-ITX. Os tamanhos padrão são 305×244 mm para ATX, 244×244 mm para microATX e 170×170 mm para Mini-ITX. Quanto maior a placa, mais terminais e slots de expansão existem, resultando em maior escalabilidade. Se você deseja montar um PC pequeno, pode escolher uma placa-mãe menor, como a Mini-ITX.
O layout padrão na placa-mãe é o painel de E/S, soquete da CPU e slot de memória no lado direito da foto, conforme mostrado na foto abaixo. No lado esquerdo da foto há um slot de expansão. O número de slots para cada tipo depende do modelo, mas é comum ter pelo menos um slot x16 para a placa gráfica. Outros terminais, como Serial ATA e M.2, não têm um local fixo.
Os tamanhos padrão nem sempre são observados. Se for grande, não caberá no gabinete do PC, mas se for pequeno, pode ser instalado desde que os orifícios dos parafusos estejam corretos. Existem também placas-mãe menores que 305×200 mm ATX. O Mini-ITX tem apenas quatro furos roscados e está localizado no canto da placa, portanto, todos os produtos são do mesmo tamanho.
Embora não existam muitos produtos, existem outros padrões. Isso inclui Mini-DTX, que é uma versão um pouco maior do Mini-ITX para permitir mais slots de expansão, e SSI-CEB compatível com ATX e Extended ATX, que foram originalmente usados em placas-mãe de servidores. Estes são os mesmos orifícios rosqueados, mas só podem ser instalados se houver bastante espaço na placa-mãe.
Chipset
A CPU correspondente, funções, número de terminais, etc. são determinados.
O chipset é o fator mais importante na correspondência com a CPU. No passado, era uma teoria estabelecida que estava tudo bem, desde que o soquete da CPU correspondesse, mas há mais casos em que a CPU é compatível com o soquete, mas não é suportada, por isso não é muito útil.
O novo chipset virá principalmente com a nova CPU. Essa combinação significa que funciona. Os chipsets variam em termos de funções correspondentes e número de terminais, mas isso se reflete nas especificações da placa-mãe, então você não precisa memorizar as especificações do chipset em detalhes para escolher uma placa-mãe.
CPUs mais recentes também podem ser compatíveis com chipsets de uma geração atrás, mas é comum que alguns novos recursos sejam perdidos. Você também pode precisar atualizar seu UEFI (BIOS).
O que é UEFI?
UEFI é um programa responsável por processar o processo desde a ativação até o momento em que o sistema operacional é inicializado. Como ele lê o nome do modelo da CPU e faz as configurações iniciais, a maioria das CPUs anunciadas após a venda da placa-mãe não são reconhecidas corretamente ou não funcionam. Portanto, as atualizações UEFI são necessárias e a CPU pode ser necessária para executar essa atualização. Tenha cuidado ao comprar com uma combinação de uma nova CPU e um chipset existente.
O UEFI era anteriormente chamado de BIOS. Atualmente, a versão estendida do UEFI foi substituída, mas desde que o nome BIOS se estabeleceu, o UEFI às vezes é chamado de BIOS.
Tipos e números de terminais
Um fator importante que determina a escalabilidade. Algumas coisas não podem ser aumentadas posteriormente
Finalmente, o tipo e o número de terminais. O número máximo é determinado principalmente pelas especificações do chipset, mas mesmo que o chipset seja compatível, ele não pode ser usado a menos que a placa-mãe implemente terminais. Verifique o painel de E/S na parte traseira, como a porta USB, o terminal de saída de vídeo e o terminal de áudio. Para aumentar o número de terminais posteriormente, é necessária uma placa de expansão, que tende a ser cara. A fiação no gabinete do PC pode ser difícil, portanto, verifique-a cuidadosamente.
Os terminais da placa incluem slots de memória, slots de expansão, Serial ATA, M.2 e conectores de pinos para USB frontal. Existem muitos tipos, mas é uma boa ideia pensar primeiro em qual usar e para qual você deseja ter espaço na montagem.
Os slots de expansão são usados com menos frequência e, se você não tiver um plano, não precisará ter muitos. Se o gabinete do PC que você usa não tiver muitas portas USB frontais, você não poderá usá-lo, mesmo que tenha muitas na placa-mãe. Por outro lado, se não houver espaço no slot de memória, ele terá que ser substituído em vez de adicionado quando você quiser aumentar a capacidade posteriormente, o que é mais caro para o aumento da capacidade. Quanto mais terminais e slots houver, maior será o preço da placa-mãe, por isso é uma boa ideia dividir os itens que não são usados no momento da montagem.
Há também uma armadilha de especificações exclusivas para terminais e slots. Por exemplo, existem 10 portas Serial ATA, mas se você habilitar duas delas, não poderá usar o slot de expansão ou o cabeçalho do pino USB. Esta é uma especificação comum em placas-mãe caras com um grande número de terminais, por isso é uma boa ideia verificar com o manual. Como ele pode ser alternado nas configurações de UEFI, é importante verificar se você tem algum problema com um terminal específico não disponível.
Outras características
A placa-mãe não para por aí. Também apresentaremos funções adicionais.
Terminais RGB, ARGB
Recursos importantes para iluminar seu PC
Este é um terminal de controle para LEDs ARGB (RGB endereçável), que se tornou popular nos últimos anos. Os LEDs ARGB são um recurso que permite controlar cada um individualmente se o seu produto tiver vários LEDs. A vantagem é que a placa-mãe controla os dispositivos compatíveis juntos, permitindo que eles brilhem de forma unificada entre os dispositivos. Se você quiser usar LEDs ARGB, escolha um modelo compatível.
Alguns dispositivos têm LEDs RGB que não são "endereçáveis". Nesse caso, você pode alternar as cores de todos os LEDs instalados de uma só vez.
Como o terminal ARGB possui terminais diferentes para cada fabricante de placa-mãe e os aplicativos usados também são diferentes, é necessário verificar com antecedência o status de compatibilidade do dispositivo conectado.
Circuito de energia
Mecanismo para fazer a CPU funcionar de forma estável
Se a CPU requer muita energia, o tamanho do circuito da fonte de alimentação também é um fator na seleção do produto. Um grupo com uma gama completa de funções é chamado de "fase" e, quanto mais fases houver, mais poderoso ele poderá lidar. As placas-mãe geralmente têm fases suficientes para executar a CPU correspondente, então você não precisa estar ciente disso.
O importante é se você tentar fazer overclock da CPU. Para operar em clocks mais altos, um número maior de fases é vantajoso.
Verifique novamente o que você quer
A chave para escolher uma CPU ou placa-mãe é identificar o que você precisa e o que não precisa. Se você estiver em dúvida, é recomendável decidir provisoriamente sobre uma CPU e pensar em quanta porta USB, Serial ATA, porta M.2, etc. você deseja em sua placa-mãe.
As CPUs podem ser alteradas posteriormente dentro da mesma série, oferecendo flexibilidade de acordo com seu orçamento. Por outro lado, as placas-mãe podem não ser adicionadas mesmo que fiquem sem terminais posteriormente. Ao escolher outras peças, é uma boa ideia verificar se elas correspondem às funções e se possuem terminais suficientes contra a placa-mãe de vez em quando.
Observe que este artigo é baseado em informações no momento da redação e pode diferir de produtos que já foram descontinuados ou das informações mais recentes.
Produtos de CPU e placa-mãe
A Ask Co., Ltd. lida com muitos produtos atraentes, como as mais recentes peças e periféricos para PC. Consulte a página a seguir para obter mais informações sobre fabricantes de peças para PC e informações detalhadas sobre o produto.
escreva aqui o seu comentário