A Microsoft lançou a atualização de setembro para o Windows 11 versão 24H2. O patch supostamente causou um bug que interrompeu a reprodução de vídeos protegidos por direitos autorais em alguns softwares de TV digital e Blueray / DVD players.
O problema afeta principalmente o software que usa a tecnologia Advanced Video Processor (EVR), juntamente com sistemas de proteção de conteúdo digital, como HDCP ou DRM. Os usuários que encontraram esse problema relataram vários sintomas, incluindo:
- Recebendo erros de proteção de direitos autorais.
- Desconexões e desconexões frequentes.
- Congelamento de imagem ou exibição de tela preta.
- Falha ao reproduzir o vídeo na íntegra.
A Microsoft confirmou oficialmente o problema em 19 de setembro. A empresa também enfatizou que a interrupção não afeta os serviços de streaming online (como Netflix, YouTube, etc.) e é limitada apenas a streamers locais que usam as tecnologias listadas.
Um olhar técnico sobre a raiz do problema
Tecnologias como HDCP (High-Bandwidth Digital Content Protection) e DRM (Digital Rights Management) são projetadas para impedir a cópia e distribuição não autorizadas de conteúdo. Esses sistemas criam um "caminho de renderização seguro" entre o software, o driver gráfico e a tela para que os quadros de vídeo descriptografados não sejam acessíveis na memória normal do sistema.
A atualização recente da Microsoft parece ter interrompido essa cadeia de segurança. Como esses sistemas são projetados para interromper completamente o streaming em caso de violações de segurança, os usuários enfrentam um desligamento completo da reprodução.
Soluções Microsoft e Soluções Temporárias
A Microsoft anunciou que está trabalhando em uma solução permanente para esse problema e a lançará na forma de uma atualização no futuro. Até lá, os usuários que passaram por essa interrupção após instalar a atualização KB5065426 podem considerar as seguintes soluções temporárias:
1. Verifique se há hotfixes: a Microsoft pode lançar uma correção rápida por meio do Windows Update.2. Restauração do sistema: Se você criou um ponto de restauração antes de instalar a atualização, pode restaurar o sistema ao seu estado anterior.
3. Desinstale a atualização: Como último recurso, você pode remover manualmente a atualização KB5065426 do sistema para corrigir o problema.