O que é rede 5G? Velocidade, Conectividade e o Futuro

Explore a rede 5G, a quinta geração de redes sem fio. Entenda suas vantagens sobre o 4G, a conexão com a Internet das Coisas (IoT)
O que é rede 5G? Um olhar sobre a história da rede móvel

A rede 5G é a quinta geração de redes sem fio que disponibilizam aos usuários as mais recentes tecnologias relacionadas à Internet. Depois das redes 3G, 2G, 1G e 4G, é hora do nascimento e expansão da mais nova geração dessa família, o 5G. Embora a rede 5G tenha velocidades muito altas, seu principal atrativo está em sua integração e uniformidade, ou seja, a capacidade de conectar todos os objetos sem fio. Na verdade, essa rede revolucionou a Internet das Coisas (IoT).

Por que a Rede 5G Está Revolucionando?

As diferenças entre a rede 5G e sua antecessora, 4G, são bastante impressionantes. Na tecnologia sem fio 5G, a velocidade máxima de dados é de alguns gigabits por segundo. Essa rede oferece aos usuários latência ultrabaixa, maior confiabilidade, ampla capacidade de rede e maior disponibilidade.

Esses recursos, juntamente com a altíssima velocidade dessa rede, fornecem a infraestrutura para muitas novas tecnologias, incluindo IoT (Internet das Coisas).

Um Olhar Sobre as Gerações de Redes Móveis

Gerações de redes móveis nasceram com o advento dos telefones celulares. Se quisermos introduzir gerações de telefones celulares após a criação da primeira rede móvel, devemos começar com a primeira geração de telefones celulares ou 1G. Depois disso, as próximas gerações de telefones celulares chegaram ao poder, e cada uma delas fez melhorias significativas em relação à geração anterior.

  • 1G – 1980: Forneceu áudio analógico.
  • 2G – Início da década de 1990: Introduz a voz digital (por exemplo, CDMA - Acesso múltiplo por divisão de código).
  • 3G – Início dos anos 2000: Trouxe dados móveis (por exemplo, CDMA2000).
  • 4G LTE – 2010: Inaugurou a era da banda larga móvel.

3G, 2G, 1G e 4G levaram ao 5G, que foi desenvolvido para tornar as coisas mais conectadas. A rede 5G é uma interface aérea integrada com capacidade impressionante.

Quais Tecnologias Formam a Base do 5G?

A rede 5G baseada em OFDM (Perpendicular Frequency Division Modulation), é na verdade uma modulação de banda base. OFDM, como o próprio nome sugere, a multiplexação por divisão de frequência ortogonal executa operações de multiplexação usando divisão de frequência, embora de maneira ortogonal.

O conceito de ortogonal na divisão de frequência refere-se à ortogonal (perpendicularidade) dos sinais, que remonta a uma definição matemática em que sempre que duas funções senoidais são multiplicadas, é um método de modular o sinal digital em vários canais diferentes para reduzir a interferência. O 5G usa a interface aérea 5G NR junto com os princípios do OFDM.

O 5G também usa tecnologias de largura de banda mais amplas, como 6 GHz e mmWave.

Assim como o 4G LTE, a rede 5G também funciona com os mesmos princípios da rede móvel. No entanto, a nova interface aérea 5G NR pode atualizar ainda mais o OFDM para fornecer flexibilidade e escalabilidade muito maiores. OFDM mais alto pode aumentar o acesso do 5G a pessoas e objetos.

O 5G foi projetado não apenas para fornecer serviços de banda larga móvel mais rápidos e melhores em comparação com o 4G LTE, mas também para expandir novos serviços, como comunicações de missão crítica e conectividade IoT. Isso é usado por muitas novas técnicas de design de interface aérea 5G NR, como TDD.

Vantagens do 5G sobre o 4G

Existem muitas razões pelas quais o 5G é melhor que o 4G. Mencionaremos alguns deles a seguir.

O 5G é significativamente mais rápido que o 4G

As empresas de tecnologia estão fazendo muitas promessas sobre o 5G. Embora teoricamente a velocidade máxima do 4G seja de 100 megabits por segundo (Mbps), o 5G aumentará isso para 10 gigabits por segundo (Gbps). Como você pode ver, o 5G será 100 vezes mais rápido que a tecnologia 4G atual, pelo menos em teoria, será a velocidade mais alta.

A capacidade 5G é maior que a 4G

O 5G foi projetado para suportar um aumento de 100 vezes na capacidade de tráfego e na eficiência da rede em relação ao seu antecessor. Por exemplo, a Consumer Technology Association aponta que nessa velocidade de 5G, você poderá baixar um vídeo de duas horas em 3,6 segundos, o que equivale a 6 minutos em 4G e 26 horas em 3G.

Claro, essa não é a única vantagem das redes móveis 5G. No 5G, veremos uma redução significativa na latência e, como resultado, veremos uploads mais rápidos e uma resposta aprimorada a todas as atividades da Internet. No 5G, a latência máxima será de 4 milissegundos, o que é muito menor em comparação com os 20 milissegundos da tecnologia 4G.

A latência 5G é significativamente menor que a 4G

A rede 5G tem menor latência para entrega mais rápida e em tempo real, equivalente a 10 vezes a redução de latência na tecnologia de ponta a ponta.

O 5G é uma plataforma integrada que é mais capaz que o 4G

Embora o 4G LTE tenha se concentrado no fornecimento de serviços de banda larga móvel, a rede era muito mais rápida que o 3G. No entanto, o 5G foi projetado como uma plataforma unificada e mais capaz, que não apenas aprimora a largura de banda móvel, mas também oferece suporte a uma variedade de serviços novos e diversificados.

Tecnologia mmWave

A tecnologia de telefonia celular é transmitida por meio de ondas de rádio, que são categorizadas com frequências diferentes dependendo do tipo de sinal eletromagnético: frequência mais alta, comprimento de onda menor. Uma onda milimétrica, portanto, está relacionada a um sinal cujo comprimento de onda é medido em milímetros, geralmente definido entre 30 GHz e 300 GHz.

Uma regra simples é que, com uma frequência mais alta, mais dados podem ser movidos. Por exemplo, uma onda FM que transmite apenas áudio normalmente viaja entre 87,5 e 108,0 MHz, mas o LTE, que transporta dados muito maiores, transporta entre 700 e 2100 MHz de dados. A onda milimétrica nos dá mais largura de banda do que a que encontramos no LTE. (Esse processo de espectro eletromagnético para a luz também pode ser acelerado, o que é uma das razões pelas quais as fibras ópticas são tão rápidas.)

Leia também

Enviar um comentário

escreva aqui o seu comentário
Consentimento de cookies
Servimos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
It seems there is something wrong with your internet connection. Please connect to the internet and start browsing again.
AdBlock Detected!
We have detected that you are using adblocking plugin in your browser.
The revenue we earn by the advertisements is used to manage this website, we request you to whitelist our website in your adblocking plugin.
Site is Blocked
Sorry! This site is not available in your country.